sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Calendário Homenageia Cientistas Sergipanos


Publicado por f5news, em 06/02/2014.

Calendário homenageia cientistas sergipanos
Fapitec e Segrase concretizaram o projeto

Por Tíffany Tavares.

Um projeto que homenageia 12 cientistas sergipanos. Este é o Calendário “Cientistas de Sergipe”: uma iniciativa da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), em parceria com a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), que foi lançada na tarde desta quinta-feira, 06, no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

“A ideia do calendário surgiu de uma inquietação a partir de uma pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, demonstrando que o interesse pela ciência no Brasil tem crescido bastante, mas, em compensação, o conhecimento que temos dos cientistas ainda é precário”, considerou o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana.

Ele acrescenta que a situação em Sergipe não é diferente e a proposta é homenagear os cientistas que tanto contribuíram para história da consolidação da cultura científica no estado, através da produção que tiveram, ou das políticas públicas que criaram. “Inclusive alguns órgãos importantes para Sergipe derivaram dessas políticas públicas, como por exemplo o Instituto Parreira Horta e o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Uma comissão selecionou profissionais das áreas de Exatas, Humanas e Saúde e. no calendário, são homenageados 12 pesquisadores que se destacaram nos séculos XIX e XX, sendo considerados como os pioneiros da ciência em Sergipe.

Segundo o diretor presidente da Segrase, Jorge Carvalho do Nascimento, o calendário está em sua quarta edição e nasceu no ano de 2011. “O primeiro teve como tema ‘As Rodovias de Sergipe’, o segundo, ‘Casarões de Aracaju’, o terceiro, ‘Artistas Plásticos de Sergipe’ e, por fim, o quarto, ‘Os Cientistas de Sergipe’”, enumerou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, afirmou que projeto resgata a importante história dos homenageados sergipanos e que servirá como fonte de conhecimento não só para a comunidade acadêmica, mas principalmente para os estudantes do ensino médio e básico. “Espero que as histórias influenciem e motivem os alunos, por tudo que os cientistas fizeram pelo nosso estado. Nossa expectativa é que a intelectualidade sergipana se veja aqui representada. Temos diversos outros e esperamos a continuidade desse projeto”, disse.

Augusto César Leite, Felisbelo Freire, Fernando Porto, Tobias Barreto, Archimedes Pereira Guimarães, Emanuel Franco, Epifânio Dória, Antônio Tavares de Bragança, José Aloísio de Campos, Maria Thetis Nunes, Paulo de Figueiredo Parreiras Horta e Laudelino de Oliveira Freire foram os cientistas sergipanos homenageados.

Foto: Rafael Almeida

Imagem e texto reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário