sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Mário Jorge de Menezes Vieira.

Mário Jorge de Menezes Vieira.

Biografia

Mário Jorge de Menezes Vieira nasceu em Aracaju (Sergipe) em 23 de novembro de 1946, falecendo na mesma cidade num acidente automobilístico em 11 de janeiro de 1973. Começou o Curso de Direito na Faculdade de Direito de Sergipe (hoje UFS) em 1966, e, posteriormente, mudou-se para São Paulo, para cursar nessa metrópole o Curso de Ciências Sociais, mas sem conseguir concluir. Foi militante do movimento estudantil na década de 60, durante o período da Ditadura Militar no Brasil, sendo preso em 1968 e respondendo a alguns processos por conta das suas atividades consideradas como subversivas perante o governo da época, e absolvido em 1972.

No ano de 1968, Mário Jorge publicou o seu primeiro e único livro em vida, Revolição (em formato de envelope). Além, deste o poeta também publicou poemas e artigos em jornais e revistas de Sergipe, sendo também editor de um jornal chamado Toke, bem como o envolvimento na produção de alguns filmes e participação em alguns festivais de músicas, e colaboração em peças de teatro.

Quanto à produção literária de Mário Jorge, nota-se a influência das Poesias de Vanguarda, destacando-se mais a poesia concretista, práxis, social e marginal, e influências da Tropicália. E o contexto dos seus poemas retrata temas semelhantes do Futurismo, com tons líricos, agressivos, experimentais, e de ideias, que sem dúvida são radicais para quem os lê.

Nos poemas desse importante autor sergipano são notados também um caráter de denúncia social como os problemas durante o Regime Militar no Brasil, e a influência de protestos Hippies como os do período da Guerra do Vietnã. Eis o porquê de sua obra ter sido considerada subversiva...

Foto e texto reproduzidos do blog: literaturasergipana.blogspot.com.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 7 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário