terça-feira, 25 de março de 2014

Poeta Hermes Fontes


Publicado pelo site A8 Sergipe (Especial Boquim), em 19 de março de 2014.

Poeta Hermes Fontes é destaque entre os intelectuais do município de Boquim
Reconhecido nacionalmente pela repercussão positiva ao livro “Apoteoses”, Hermes Fontes se tornou símbolo da cultura artística do município de Boquim e do estado de Sergipe

Nascido em 28 de agosto de 1888 na antiga vila de Boquim, Hermes Floro Bartolomeu Martins de Araújo Fontes, ou apenas Hermes Fontes, se enquadra no grupo de intelectuais do município pela contribuição literária que desempenhou ao longo da vida.

Desde os primeiros anos da infância, o talento do poeta já despertava atenção dos professores e até do presidente do estado, Martinho Garcez, que o levou para estudar no Rio de Janeiro. Aos 15 anos, o jovem Hermes Fontes mostrava a aptidão que tinha pela escrita e começou a atuar como crítico em jornais. Colaborou nas páginas de “O Fluminense”, da cidade de Niterói, e nos periódicos “Tribuna”, “Imprensa”, “Atlântida”, “Imparcial”, entre outros.

O literário foi ainda redator do “Diário de Notícias” e apoiou Rui Barbosa na disputa pela presidência da República. Escreveu textos políticos e humorísticos, assinando algumas colunas com diferentes pseudônimos. Hermes Fontes também conclui bacharelado em Direito no ano de 1911 pela Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais e trabalhou no gabinete do ministro da Viação.

Hermes Fontes foi considerado um dos melhores literários da época e entre as principais obras estão “Gêneses” e “À Margem de um Inquérito” de 1913; “Ciclo de Perfeição” e “Mundo em Chamas” do ano de 1914; “Juízos Efêmeros” de 1916; “Miragem do Deserto” e “Epopéia da Vida”, de 1917; “A Lâmpada Velada” e “Despertar!”, de 1922.

“A cidade de Boquim tem a felicidade de ter grandes figuras, grandes intelectuais. E podemos destacar entre eles a figura proeminente do poeta Hermes Fontes que é o grande nome da nossa cultura. Nome que dá orgulho a cidade de Boquim pela sua capacidade artística, com seu poder criativo e o seu poder de arte” ressalta o chefe de gabinete de Boquim, Vanilton Alves.

Reconhecido nacionalmente pela repercussão positiva do livro “Apoteoses”, Hermes Fontes se tornou símbolo da cultura literária do estado de Sergipe. O personagem ilustre de Boquim foi homenageado e eternizado na principal praça da cidade que leva o nome do poeta. Na obra “Fonte da Mata- o último de todos”, de 1930, descreveu as belezas naturais da terra natal.

Na década de 20, Hermes Fontes sofreu com complexos e desilusões amorosas que o fizeram entrar em isolamento e desestímulo. Em 25 de dezembro de 1930, o poeta se suicidou no Rio de Janeiro e deu fim à carreira brilhante.

Foto e texto reproduzidos do site: boquim144anos.a8se.com

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 25 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário